Fonseca & Gomes (2007) indicam que um
blogue pode ser caracterizado como uma página na web com um endereço atribuído
suportado por um software de acesso
livre, com carácter de registo diário num espaço aberto a todos. Coutinho
& Júnior (2007) dizem que a unidade
de informação que caracteriza o blogue é o post
que pode conter imagens, vídeo ou texto, muitas vezes incluindo links para outros lugares da web. Quanto
à modalidade de autoria, os blogues podem ter apenas um autor ou resultar de um
trabalho colaborativo de vários elementos. O blogue é um espaço de partilha de
ideias que são alimentadas pela interação entre outros autores e visitantes que
deixam os seus comentários.
Assim sendo, os blogues têm tido também um papel importante na educação, pois segundo Sousa & Silva “Embora a origem dos blogues não tivesse sido desenhada para o processo de ensino e aprendizagem, devido às suas características e potencialidades desde logo esta interface ganhou terreno no domínio da educação. Assim, constata-se que o número de blogues existentes na área da educação é cada vez mais significativo. (2009: 5915)
Assim sendo, os blogues têm tido também um papel importante na educação, pois segundo Sousa & Silva “Embora a origem dos blogues não tivesse sido desenhada para o processo de ensino e aprendizagem, devido às suas características e potencialidades desde logo esta interface ganhou terreno no domínio da educação. Assim, constata-se que o número de blogues existentes na área da educação é cada vez mais significativo. (2009: 5915)
Desde
modo, de acordo com Gomes & Lopes (2007), os blogues podem ser considerados
como recursos pedagógicos ou como estratégicas pedagógicas. No primeiro caso, é
o professor que disponibiliza toda a informação referente a uma determinada
disciplina ou temática, proporcionando aos alunos formas adicionais de
informação. Enquanto que, no último caso, é o papel do aluno que se torna
central, uma vez que que são estes que criam e danimizam o próprio blogue.
permitindo que desenvolvam variadas competências tanto a nível de pesquisa de
informação e de comunicação escrita, como ao nível do domínio das TIC.
Referências Bibliográficas:
- Coutinho, C., & Junior, J. (2007). Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0.
- Fonseca, L., & Gomes, M. (2007). Utilização dos blogues por docentes de ciências: Um estudo exploratório.
- Sousa, A., & Silva, B. (2009). Percepções dos alunos e dos professores face à integração de blogues em contexto de sala de aula.
- Gomes, M. J., & Lopes, A. M. (2007). Blogues escolares: quando, como e porquê?
- Gomes, M. J. (Novembro de 2005). VII Simpósio Internacional de Informática Educativa - SIIE05. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. Leiria.
Caras aluas,
ResponderEliminarchegaram a uma boa solução final. Só sugiro a revisão do texto porque tem, na primeira linha, a palavra "um" repetida.
Sugiro ainda que revejam o subtítulo do blogue uma vez que os trabalham aqui contidos são da UC e não exclusivamente os que eu pedi.
Cumprimentos
Rosário