quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O Jogo Online

Em contexto de sala de aula a professora responsável pela Unidade Curricular propôs aos alunos a procura de jogos educativos on-line.
Deste modo, depois de observarmos diversos sites que abrangiam diversos jogos, optamos pelo site Escola Games, uma vez que este site é dirigido a crianças em fase escolar, fase esta, compreendida entre o Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico.
Assim sendo, decidimos escolher o jogo Coral Didático.
O jogo Coral Didático  está direcionado para crianças do Pré-escolar, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos, uma vez que é um jogo adequado para a fase de alfabetização da criança. É um jogo apelativo devido às cores presentes e não necessita da presença de um adulto, uma vez que as instruções do jogo são todas narradas.
Neste jogo são abordados quatro temas - as letras, os números, as formas geométricas e as cores. Iniciando, assim, a aprendizagem das mesmas.
É um jogo bastante simples, em que as crianças têm de escolher o tema que querem jogar. Depois de escolhido o tema serão apresentados no ecrã diversas bolhas e as crianças terão de clicar na bolha correspondente ao tema. Por cada resposta certa a criança receberá um bónus de 1 ponto e por cada resposta errada será retirado 1 ponto. Sendo que cada tema é composto por seis fases.


        Referências Bibliográficas:
  • http://www.escolagames.com.br/jogos.asp
Reflexão Crítica Coral Didático

3 comentários:

  1. Caras colegas,

    Para começar, consideramos que a vossa reflexão está muito bem estruturada. Começaram por referir o nome do jogo e do site de onde o retiraram, o que é importante, caso haja interesse, por parte de outros leitores do vosso blog, neste jogo; depois caraterizaram o público-alvo; de seguida deram uma breve explicação do jogo, o que permite percebermos em que consiste; posteriormente realizaram a vossa crítica ao design e caraterísticas do jogo, referindo as vantagens e desvantagens; por fim, abordaram as aprendizagens mais importantes do jogo, e terminaram com uma citação sobre a importância do docente perante estes jogos educativos.

    Este último ponto é fundamental, pois na nossa perspetiva, os jogos educativos podem e devem ser uma ferramenta a ser utilizada pelos educadores, pois as crianças gostam dessa interatividade. No entanto, é necessário que estes estejam a sintetizar algum tema abordado em contexto de sala de aula, de forma a consolidar as aprendizagens efetuadas pelas crianças.

    Concluindo, de acordo com a vossa reflexão, o jogo é muito simples, mas tal como dizem, e muito bem, adequado à faixa etária dos 4/6 anos, pois ainda estão numa fase de identificação e associação de nomes e imagens.

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  2. Em prol da leitura feita à reflexão por vós apresentada, quando se referem que o jogo intitulado de "Coral didático" trata do início da alfabetização, tendo em conta que as crianças com idades compreendias entre os 4 anos e os 6 anos iniciam um “conhecimento do alfabeto e sua utilização como código de comunicação”, partimos do princípio que se estão a referir à ação pedagógica implementada no ensino-aprendizagem promovido por este jogo como método pedagógico-didático, visto que o processo de consciência fonológica e alfabetização é um processo tradicional associado ao construtivismo.

    Consideramos ainda pertinente um aspeto que citam sendo o facto de as crianças serem “facilmente atraídas pela componente lúdica associada a interface graficamente agradáveis” (Carvalho, 2006, citado por Andreia Lopes & Nicole Santos, 2013)). Ou seja, a componente lúdica advém de todo um processo mecanizado que alicia a criança para o processo de literacia digital em prol da sua literacia tradicional. Deste modo, ponderamos que esta componente implícita e patente no software educativo online escolhido por vós, integra a criança na sua formação pessoal, desenvolvimento assim atitudes e valores mediante a representação simbólica da comunicação (através da linguagem, visualização, compreensão e interpretação).

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  3. Caras alunas,
    A vossa reflexão está construída com qualidade, permitindo perceber que leram os textos sugeridos, mas detetei alguns aspetos a melhorar. As referências bibliográficas das sites, segundo a APA, não se devem limitar ao seu endereço. Vejam, por exemplo, o programa da UC. Os excertos de textos de outros autores, segundo a norma APA, devem estar entre aspas e acompanhados da página original de que foram retirados. Ainda quando às citações, as referências aos autores devem aparecer sempre antes do ponto final.
    Têm várias afirmações que não são sustentadas em auotres e, portanto, perdem significado. Por exemplo, o que se entende por "o feedack devia ser mais adequado"? Quanto à necessidade de existência de um menu, será que as conchas não têm esse papel? E que outro menu seria necessário?
    Cumprimentos
    Rosário

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