No âmbito da Unidade Curricular Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foi-nos proposto a realização de um jogo que abordasse a Língua Portuguesa, através do programa Jclic.
Como tal, para a elaboração deste jogo, consultámos a Organização Curricular e Programas do 1º Ciclo, as Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e a Gramática de português do 3º e 4º anos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico, de modo a termos bases suficientes para a elaboração de um jogo desta natureza.
Desta forma, para o jogo em questão, o grupo optou por escolher o Plano da classe das palavras, nomeadamente os Nomes - Nomes coletivos, comuns e próprios.
O jogo destina-se a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico - 3º e 4º ano de escolaridade e pretende que as crianças aprofundem e consolidem os seus conhecimentos de forma lúdica e educativa.
Para o jogo em questão realizámos seis atividades diferentes, tais como:
- Explorar os nomes comuns e próprios - Esta primeira atividade serve de introdução ao jogo, uma vez que as crianças só irão explorar os nomes que se encontram na coluna da esquerda com o significado que aparece na coluna da direita;
- Sopa de nomes - Nesta atividade as crianças terão de encontrar os 24 nomes coletivos, comuns e próprios presentes na sopa de letras;
- Associação nomes coletivos - Nesta atividade as crianças terão de fazer a correspondência correta entre os nomes coletivos e os seus significados;
- Nomes coletivos cruzados - Tal como o nome indica, as crianças terão de completar as palavras cruzadas consoante o significados dos nomes coletivos que são pedidos;
- Escrever os nomes - Para esta atividade, aparecem doze imagens diferentes e as crianças terão de escrever, no sítio correspondente, se se trata de um nome coletivo, comum ou próprio;
- À descoberta dos nomes no texto - Nesta última atividade aparece um texto e a criança terá de descobrir os nomes coletivos, comuns e próprios presentes no texto.
Para concluir, esperemos que as crianças gostem e que aprendam de forma divertida!
Referências Bibliográficas:
- Educação, M. d. (janeiro de 2004). Organização Curricular e Programas – 1º Ciclo. Departamento da Educação Básica. Obtido em 26 de outubro de 2013
- BUESCU, H. C., MORAIS, J., ROCHA, M. R., & MAGALHÃES, V. F. Metas Curriculares de Português Ensino Básico 1.º, 2.º e 3.º Ciclos. Educação, M.d (agosto de 2012). Obtido em 26 de outubro de 2013
- TRINDADE, GRAÇA & RELVÃO, MADALENA. Gramática de Português 3º e 4º anos do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Santillana Constância (2011). Obtido em 26 de outubro de 2013
- Texto do jogo À Descoberta dos nomes no texto:http://www.ensinobasico.com/attachments/article/75/nomes%20colectivos-1.doc. Obtido a 30 de outubro de 2013
- Imagens do jogo:
http://marcosparafotosgratis.blogspot.pt/2010/09/wallpaper-fulanitos.html
http://recado.info/recados-facebook/cachorrinhos-fofinhos
http://saude.sapo.pt/saude-em-familia/crianca-bebe/artigo?pagina=6
http://www.cocinava.com/articulos/2007/11/los-mariscos-mas-conocidos-consumidos
http://studioxtattoo.webs.com/significados.htm
http://lapesca.com.br/blog/tag/curiosidades/
http://ocatarrodaformiga.blogspot.pt/2011_06_05_archive.html
http://europa.eu/about-eu/countries/member-countries/portugal/
http://www.mensagemdabiblia.com.br/o-pastor-as-ovelhas-e-o-rebanho-de-deus/
http://ricaebelaserradoacor.blogspot.pt/2010_09_01_archive.html
http://crielaco.blogspot.pt/
http://www.guiageo-americas.com/mapas/globo-imagens.htm
http://www.aprocura.com.br/significado-dos-nomes.html
Obtidos em 30 de outubro de 2013
Caras alunas,
ResponderEliminaro vosso jogo está a dar erro. Por favor publiquem o link para a box ou a dropbox onde o publicaram.
Cumprimentos
Rosário
Caras alunas,
ResponderEliminarjá consegui aceder aos vossos jogos.
Parece-me que a sopa de letras sem identificação das palavras a encontrar fica demasiado difícil, pelo que as devem incluir na mensagem inicial. Alguns jogos têm mensagens demasiado grandes e não percebo porque, no último jogo, a palavra galinhas não faz parte da solução.
Cumprimentos
Rosário